Ao longo da semana os alunos espanhóis e seus parceiros puderam conhecer melhor a cidade de Chaves através de várias atividades relacionadas com o desporto na natureza e ao ar livre: caminhada, ciclismo, canoagem e Karts na ciclovia, em torno do rio Tâmega. A ESAG estabeleceu também outras parcerias com a Escola de Dança Forma (dança rítmica, Hip-Hop e promoção da condição física); Yoga e Meditação como promoção da paz interior, do bem estar emocional e do equilíbrio entre a mente e o corpo (João Carvalho – Chandra Yoga Som); visita guiada ao Spa do Imperador com convívio e relaxamento na piscina interior; passeio cultural e turístico ao centro histórico de Chaves, Museu da Região Flaviense, Torre de Menagem, Museu das Termas de Chaves, Ponte Romana, etc. Não podia faltar um momento especial para pôr as mãos na massa e aprender in loco como elaborar o famoso pastel de Chaves na fábrica de pasteis D’Chaves.  Estas várias iniciativas procuraram, num curto espaço de tempo, dar a conhecer a cultura, a gastronomia, generosidade e hospitalidade das gentes da região transmontana.

Houve ainda a oportunidade de fazer uma visita cultural a Guimarães, berço da nação portuguesa, Património Mundial da UNESCO, com visita ao Castelo, Paço dos Duques, centro histórico, almoço-piquenique no Santuário da Penha, subida de teleférico e comboio turístico.

A semana não poderia terminar da melhor maneira, com um jantar convívio dançante no Hotel Forte São Francisco, onde todos, alunos e professores, portugueses e espanhóis puderam estreitar laços de amizade e boa disposição.

Para além do evidente intercâmbio linguístico e cultural e dos objetivos didáticos e educativos alcançados, todos os intervenientes puderam ampliar os seus horizontes vivenciais, promovendo o desenvolvimento de competências sociais e interrelacionais, bem como o bem-estar e equilíbrio emocionais, cada vez mais importantes no contexto atual em que vivemos.