Um Charco com Vida!

 Ver fotos

“Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho seleciona Projeto Charcos com Vida do Agrupamento Dr. António Granjo

A Escola Sede do Agrupamento Dr. António Granjo vai ter um charco. Um Charco com Vida!

  Sabendo da sua importância ecológica e pedagógica, docentes/formadoras e formandos do Curso Profissional Técnico de Gestão do Ambiente decidiram enriquecer o recinto escolar e dar um contributo à mãe natureza, construindo um charco num dos muitos espaços verdes que rodeiam a Escola Sede, nos Aregos. O projeto é de tal modo relevante que foi acarinhado quer pela própria entidade nacional “Charcos com Vida”, que proporcionou uma formação prévia às docentes envolvidas, quer pela Fundação Ilídio Pinho que, no âmbito da iniciativa nacional “Ciência na Escola”, selecionou e apoiou financeiramente o projeto em causa.

 

Alguns estudos mostram que o conjunto de charcos do planeta alberga mais biodiversidade do que os rios e lagos, bem como um maior número de espécies raras e ameaçadas. Muitas plantas aquáticas e animais (como anfíbios e macroinvertebrados) estão totalmente dependentes destes habitats para sobreviver ou reproduzir-se. Ao nível microscópico, inúmeras espécies de zoo e fitoplâncton ocorrem exclusivamente aí. São, assim, ecossistemas frágeis e instáveis, mas que podem considerar-se hotspots de biodiversidade em termos locais.

Assim, e porque o valor dos serviços ecológicos prestados pelos charcos é frequentemente desconhecido ou até depreciado pela população em geral, decidiu este grupo construir na Escola um “Charco com Vida”. Para além de melhorar esteticamente a área circundante, constitui um importante recurso educativo, enquanto laboratório vivo que irá permitir a realização de numerosas atividades de carácter lúdico-científico, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, em diversas áreas da Ciência, como a Biologia, a Geologia e a Química.

Todos ficaremos a ganhar com a mais-valia deste reservatório de biodiversidade e, ainda que apenas agora se esteja a iniciar a sua construção, a Escola Secundária Dr. António Granjo convida desde já a comunidade a visitar o seu charco. Pode ser que a ideia seja contagiante e mais charcos venham a surgir! Para quem aceitar o desafio, fica a sugestão da página http://www.charcoscomvida.org/ onde é disponibilizada ajuda.

 

O grupo de docentes responsáveis (Cristina Alves, Lilita Moura, Manuela Miranda e Susana Silva)