“Dance With Me”  na Grécia

10-17 Março 2015

VER FOTOS

    O primeiro impacto foi de deslumbramento.

    O mar Egeu como fundo, surge Tessalónica ( Tessaloniki) capital da antiga Macedónia, cidade de encantos modernos e recantos com história.

    A atmosfera de Tessalónica, guarda algumas subtis reminiscências orientais, a que se adiciona o ritmo inconfundível de uma urbe mediterrânica.

    Clássica, romana, helenística, otomana, moderna, Tessalónica é uma cidade de realidades profundamente contrastante e a cada passo surpreendente.

    Um mosaico onde se plasmaram os testemunhos algo discretos, mas indeléveis, de sucessivas civilizações.

    A Torre Branca, ex-libris de Tessalónica, construída no séc. XVI, durante o domínio otomano. Utilizada como prisão no séc. XVIII, alberga um interessante Museu Bizantino, com um acervo de obras do séc. IV ao séc. XV.

    Pella, o berço de um império. Respira-se “ Alexandre III da Macedónia “ conhecido também como “ o Grande”  ou “Magno”. A sua vida e pensamento percebem-se nas gentes.

 

Um pouco mais longe, Vergina é o local onde se encontra túmulo de Filipe II. Lá em baixo com as sua colunas, os seus frescos, as suas histórias de vida e de mitologia e o seus tesouros. Num museu qualquer eram apenas ouro com história, aqui tem um "brilho" diferente. Um lugar que Alexandre terá preparado para aqueles que o precederam. Um lugar imperdível, quer se goste de história ou não.

   O som exuberante da água… Edessa, é famosa pelas suas cascatas cuja água cai a uma altura de 70 metros, uma das mais importantes atrações naturais do país inteiro.

   E a música… uma sonoridade própria, uma companhia permanente às refeições, mediterrânicas, saborosas e com muitos doces.

    O orgulho de ser grego vive-se na música de “Zorba”, que dançámos com paixão.

    Sentimos na alma a amizade dessas gentes. Inesquecíveis momentos, experiências únicas que cada vez ganham mais sentido para todos os que viveram o “ DANCE WITH ME”.

Isabel Cunha