Artigos

Visita de estudos do 8ºano

No dia 11 de maio de 2018, os oitavos anos da Escola Secundária Dr. António Granjo, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-química e História, visitaram vários locais do concelho de Boticas.

Na empresa das águas de Carvalhelhos pudemos ver a linha de vidro em funcionamento, onde se faz o engarrafamento tanto da água natural como a água com gás. Aí visitamos também o laboratório onde se analisam diariamente os parâmetros físico-químicos e bacteriológicos da água.

 

No Boticas Parque- Natureza e Biodiversidade tivemos o privilégio de observar um espaço magnífico, muito bem cuidado, com fauna e flora da região. Iniciamos a visita a ver o funcionamento de um moinho, fizemos um percurso ao longo do rio Beça, entramos no borboletário, observamos a biodiversidade do tanque dos anfíbios e do viveiro das trutas, estivemos na plantação de ervas aromáticas, e deliciamo-nos com os animais da quinta.

Nesse espaço aproveitamos para almoçar e realizar algumas atividades lúdicas.

 

Rio Beça 

 

Tritão de ventre laranja

 Viveiro da trutas

  

 Parque lúdico do Parque de Biodiversidade

Ver o funcionamento da estação de triagem da RESINORTE, foi outra das nossas paragens. Aí verificamos a enorme quantidade de resíduos que entram nesta unidade diariamente. Constatamos também que o aterro sanitário está em processo de enchimento acelerado em virtude de a população não fazer a correta separação dos resíduos.

  

 Estação de triagem da RESINORTE

  Aterro sanitário da RESINORTE

Outro local visitado foi o Centro de Interpretação do Vale do Terva (PAVT), que nos deu a conhecer a forma como a população viveu nessa região ao longo dos tempos. Fizemos também o trilho Natura que nos levou até à Lagoa do Brejo, localizada nas antigas minas de ouro romanas, onde existe um observatório de aves. Durante o percurso observamos ainda vários moinhos e a levada de água.

 

Centro de Interpretação do Vale do Terva  

   Observatório de aves da lagoa do Brejo

Â